O Estado de Alagoas conheceu em junho de 2007, sua primeira rádio web. Após várias pesquisas e buscas por sites, foi possível encontrar a primeira rádio web de Alagoas, mesmo tendo a introdução da rádio web no Brasil a partir de 1991. Com poucos investimentos e pouca representação no mercado para o seu público alvo, a rádio web em Alagoas só veio ser criado em três de junho de 2007, data de inauguração da Alagoas rádio web, nome oficial da pioneira rádio com programação totalmente voltada para Internet. Antônio Guimarães idealizador da Alagoas Rádio Web explica por que a emissora sustenta a tese de ser a primeira do estado: “A Alagoas Rádio Web é a primeira do estado por que foi a pioneira na web com a programação voltada para internet, parafraseando o slogan da Rádio Difusora, as outras vieram depois”.

Além de ser uma emissora em Alagoas com total exclusividade de programação via web, possui um tipo de programa conhecido como, podcast[1]. É realizado na rádio web uma programação por quase sua totalidade gravada e com hora certa diretamente do computador, mas o ouvinte não precisa baixar os programas para ouvir à emissora que já possui esses programas baixados na grade de programação diária como se fosse ao vivo,esse fato deixou a Alagoas Rádio Web até o início de Janeiro em fase experimental.

Em Janeiro de 2008, a programação da rádio web de Alagoas passou a ter locutores profissionais dentro de seus estúdios, com uma programação direcionada e dinâmica pela internet 24 (vinte e quatro) horas no ar. A Alagoas rádio web, teve seu primeiro endereço localizado na Rua Marinho de Gusmão, número 65, centro de Maceió, tendo como seus fundadores os radialistas Humberto Maia, responsável pela parte comercial da emissora, Antônio Guimarães, responsável pela parte da programação da emissora e Edilberto Sandes Lima conhecido como (Brother), ficou responsável pela parte técnica e de manutenção da Rádio web. Hoje a emissora está localizada no bairro do Bom Parto, Maceió-AL, com estúdio virtual.

Vale destacar que a Alagoas rádio web refere-se a primeira rádio web oficial de Alagoas. Seu endereço virtual é: www.alagoasradioweb.com.br, onde se encontra uma página inicial criada pelo radialista colaborador da radiofonia digital, Jorge Martinho. Com o acesso ao site, pode-se encontrar além de muita música, notícia diária atualizada, hora certa, previsão do tempo e temperatura de Maceió, rádio novelas produzida pela rádio justiça, programas do senado e da câmara de deputados federais do Brasil, calendário mensal, sala de bate papo, recados para os usuários da página da rádio, a história sobre a rádio web de Alagoas, bem como fica por dentro da programação e ainda encontra links[2] dos sites mais atualizados de Maceió/AL.

O novo mercado que surgiu na rede mundial com as rádios web, uma nova geração de ouvintes que está conectada e usa o computador como receptor pela qualidade, pela possibilidade de interatividade e principalmente pela liberdade que teríamos não estando ligada a nenhum grupo político.

O idealizador da Alagoas Rádio Web, foi o radialista Antônio Guimarães, que já possuía um site de endereço eletrônico www.malandrinho.com.br e idealizou a rádio web para agregar ao site e fomentar a expansão dos profissionais do rádio alagoano..Para fortalecer esse pensamento a rádio criou o slogan – sua rádio profissional na Internet.

Foi a primeira rádio na web com programação definida, é a primeira a utilizar profissionais no rádio pela internet com programas ao vivo, a exemplo do estudante de radialismo, Dí Campina, que possuiu um programa de reggae

A Alagoas rádio web também apresenta a junção de boa qualidade de programação que existiu nas décadas de 60,70,80,90 e no século XXI. Segundo Edilberto Sandes para chegar à qualidade de programação da emissora fez-se necessário realizar uma junção de pelo menos três grandes rádios de Alagoas, são elas: Antena 1, Rádio Cidade e Rádio Educativa FM, as duas primeiras já não estão mais em Maceió, fez-se necessário também, realizar buscas constantes na internet para tocar alguns alternativos e som de Alagoas que estivessem em harmonia com a proposta da rádio. Alguns ritmos hoje bastante explorados nas rádios comerciais contemporâneas estão fora por entendermos que já tem bastante espaço em outros veículos.

A programação foi definida com parcerias com rádios e agências que disponibilizam conteúdo livre, de jornalismo e cultura, e também programetes musicais, o objetivo foi dar uma cara profissional a rádio, e também servir de espelho para outros programas produzidos aqui em Maceió, ou seja, tomá-las como parâmetro.

Atualmente  Edilberto Sandes Lima ( Brother ) toca o projeto com algumas parcerias, Antônio Guimarães e Humberto Maia já não estão mais no projeto, mas a ideia da boa programação musical continua para alimentar os ouvintes que gostam de nutrir sua audição.



[1] Programas produzidos.

[2] Ligações entre páginas de internet ou imagens de textos (Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/dicionário> Acesso em 9 jun. 2008.

Anunciantes